Mariana Mortágua considera que vai ser difícil a Luís Montenegro "falar aos adultos", porque a sua imaginação "não passa das princesas de antigamente", depois de o presidente do PSD a ter apelidado de "Cinderela".
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) reagiu, através das redes sociais, ao discurso do líder social-democrata na abertura do 41.º Congresso social-democrata. Montenegro afirmou que a geringonça foi "uma versão moderna" do "gonçalvismo", que tem "o seu mais fanático defensor" em Pedro Nuno Santos, juntamente com a "Cinderela" Mariana Mortágua.
"Da abertura do congresso do PSD não ficou nada. A imaginação de Montenegro não passa das princesas de antigamente, vai ser-lhe difícil falar aos adultos", criticou a coordenadora do BE.
Luís Montenegro associou Pedro Nuno Santos - candidato à liderança do PS, e que, se vencer as eleições internas socialistas liderará o partido nas legislativas de março - ao antigo primeiro-ministro Vasco Gonçalves, próximo do PCP, e chefe dos II, III, IV e V Governos Provisórios.
A nacionalização da banca e dos seguros, a par da aceleração da Reforma Agrária, foram decisões emblemáticas do chamado "gonçalvismo", ainda hoje associado, para as forças de direita, à extrema-esquerda.
Disse Montenegro que o "mais fanático defensor" do "gonçalvismo" se chama "camarada Pedro e tem uma Cinderela chamada camarada Mortágua".