O grupo "Bring Tesla Gigafactory to Portugal!" promove esta terça-feira, em Lisboa, uma conferência sobre como atrair o gigante automóvel norte-americano para solo português.
"Como atrair investimento para Portugal – Case Study Tesla" é o nome da conferência, donde deverá sair um dossier técnico a ser apresentado no Greenfest – o maior evento de sustentabilidade do país, nas suas três vertentes: ambiental, social e económica.
“Estima-se que, se a fábrica vier para a Europa, o investimento seja maior do que o que foi feito no Nevada”, diz à Renascença Patrícia Candeias, consultora e uma das dinamizadoras da iniciativa “Bring Tesla Gigafactory to Portugal!” – criada em Novembro de 2016, depois de o dono da Tesla, Elon Musk, ter manifestado vontade em construir uma fábrica na Europa.
Sendo as redes sociais o melhor canal de comunicação com Musk, o grupo foi criado no Facebook e já conta com 73 mil seguidores. O objectivo “é vender a imagem de Portugal junto da Tesla”, explica Patrícia Candeias.
A tarefa não será fácil, uma vez que na corrida estão países como Espanha, França, Holanda e outros da Europa de Leste.
Porquê Portugal? “Temos factores como recursos humanos, somos o maior produtor de lítio da Europa, temos boa exposição solar e um timezone privilegiado”, indica a consultora.
A decisão deverá ser anunciada no primeiro trimestre deste ano. Patrícia Candeias ressalva que a entrada em cena do novo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode ter alterado a decisão, “mas se a Tesla ainda quiser vir para a Europa queremos sinalizar o país”.
A vinda da Tesla representa um investimento de muitos milhões de euros com a possibilidade de criar milhares de empregos.
“Se olharmos para os números do Nevada, foram criados 6.500 postos de trabalho directos, 11 mil indirectos com cinco mil milhões de investimento e um retorno de 100 mil milhões em cerca de 20 anos”, refere a promotora da iniciativa “Bring Tesla Gigafactory to Portugal!”.
A conferência desta terça-feira vai decorrer no ISCAD, às 12h00, com sessão de abertura às 12h30 onde será feito um enquadramento global do projecto, seguindo-se comunicações sobre vários temas, entre os quais "Porquê é que a Tesla é uma love brand?".
Será ainda lançado oficial do primeiro vídeo promocional.