Uma máquina perfuradora especializada foi implantada para resgatar os 40 trabalhadores indianos que estão presos num túnel há mais de quatro dias, avança a BBC News.
A nova máquina chegou de Nova Deli esta quarta-feira, depois de várias tentativas de perfurar os destroços com outra máquina terem falhado. A máquina vai ajudar a perfurar uma passagem para que um tubo de metal de 900 milímetros de diâmetro possa ser inserido e os trabalhadores possam sair.
Os trabalhadores estão presos a cerca de 200 metros do túnel e, segundo as autoridades, estão seguros. As equipas de resgate fornecem comida, água e oxigénio aos homens por meio de canos e comunicam com eles por meio de walkie-talkies.
No entanto, o Indian Express afirmou que alguns têm sentido dores de cabeça, ansiedade e náuseas. Ainda assim, autoridades com quem a BBC conversou negaram e disseram que os trabalhadores não estão feridos.
É esperado que a máquina seja poderosa o suficiente para perfurar cinco metros de detritos por hora.
As autoridades disseram que não queriam especular sobre quanto tempo levaria a tarefa de limpar os destroços com a nova máquina, mas esperam “um desenvolvimento positivo” na noite desta quinta-feira.
O túnel Silkyara, no distrito de Uttarkashi, faz parte do ambicioso projeto rodoviário do governo federal para melhorar a conectividade com locais de peregrinação famosos no estado de Uttarakhand.
O estado montanhoso, onde estão localizados vários picos e glaciares dos Himalaias, tem alguns dos locais mais sagrados para os hindus.