DGS confirma seis surtos em lares em Portugal
22-06-2021 - 09:56
 • Renascença

Nos últimos dias, morreram dois idosos. Um dos óbitos foi em Mafra e o outro em Faro.

Veja também:


A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirma a existência de seis surtos ativos de Covid-19 em lares portugueses.

Há 54 pessoas infetadas, “parte das quais já estarão igualmente recuperadas. Também neste setor a redução do número de surtos tem sido significativa”, confirmou à Renascença esta autoridade da saúde.

A DGS recorda que, “em fevereiro, Portugal registou o maior número de surtos ativos em ERPIS/IPSS: 405. A diminuição drástica neste contexto demonstra a importância que a vacinação tem tido no controlo da pandemia e na proteção da população mais vulnerável”.

Nos últimos dias, morreram dois idosos. Uma das mortes foi num lar de Mafra, onde 15 dos 21 utentes ficaram infetados, mas todos já tinham todos tomado as duas doses da vacina.

O segundo óbito aconteceu domingo num lar de Faro. Uma mulher de 92 anos morreu com Covid-19 e também já tinha sido vacinada com uma dose.

Em Portugal, morreram 17.068 pessoas em 865.806 casos de infeção confirmados, de acordo com o último boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A nível mundial, a pandemia provocou, pelo menos, 3.868.393 mortos resultantes de mais de 178,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.