Cerca de 74 mil crianças dos 5 aos 11 anos foram vacinadas contra a Covid-19 no fim de semana, período em que se vacinaram também mais de 77 mil adultos, segundo dados das autoridades de saúde.
"Além das crianças que estavam agendadas para este fim de semana, foi dada a oportunidade às crianças dos 5 aos 11 anos de serem vacinadas sem marcação nos centros de vacinação de todo o país", indica um comunicado da Direção-Geral da Saúde (DGS) e dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, referindo que os dados estão atualizados até às 18h00 deste domingo.
Durante o fim de semana, sobretudo no período da tarde, decorreu também a vacinação de adultos, "tendo sido inoculados mais de 77 mil", acrescenta o comunicado.
O coordenador do processo de vacinação contra a Covid-19 e gripe, coronel Carlos Penha Gonçalves, adiantou em declarações à SIC Notícias que estavam agendadas para este fim de semana entre 76 mil e 77 mil crianças entre os 5 e os 11 anos.
Segundo o responsável, a vacinação de cerca de 74 mil crianças "foi completamente dentro das expectativas", alertando para a existência de menores que faltaram ao agendamento porque, entretanto, ficaram infetados com o vírus.
No entanto, Penha Gonçalves apelou aos pais para que levem os filhos aos centros de vacinação quando estes voltarem a ser elegíveis, ou seja, três meses após a data da infeção.
Os próximos dias destinados à vacinação de crianças dos 5 aos 11 anos estão previstos para o fim de semana de 26 e 27 de fevereiro e, mesmo que sejam elegíveis nessa altura, "o processo vai continuar ao longo do tempo para poder vacinar todas as crianças", garantiu.
Segundo dados da coordenação da vacinação, 51% das crianças entre os 5 e os 11 anos já foram vacinadas nos oito dias em que os centros estiveram abertos (contando com o dia de hoje), havendo menores com o plano vacinal completo.
Atualmente, os centros de vacinação estão em modo "casa aberta" para maiores de 18 anos.
"Apelo a que vão aos centros de vacinação, porque nas próximas duas a três semanas vamos manter um ritmo muito massivo de vacinação e essa possibilidade está aberta", disse.