“Doloroso, mas necessário.” Foi assim que Elon Musk descreveu a criação de um novo sistema de verificação do Twitter, com diferentes cores, e que implicará que todas as contas verificadas sejam manualmente autenticadas.
O novo dono da rede social levantou esta sexta-feira o véu e indicou que o novo sistema provisório será lançado dentro de uma semana, na sexta-feira, 2 de dezembro, em que contas empresariais terão um selo dourado e contas institucionais um selo cinzento. Indivíduos (“celebridades ou não”, esclarece Musk) continuarão a ter um selo azul.
“Cada pessoa pode ter um logótipo secundário para mostrar que pertencem a uma organização, se verificado como tal por essa organização", acrescentou Musk noutro tweet, referindo que dará mais esclarecimentos na próxima semana.
A novidade surge depois de o serviço de subscrição por 8 dólares para contas verificadas, o Twitter Blue, ter sido interrompido após o número de contas falsas ter disparado.
Anteriormente, o selo azul era apenas reservado a celebridades, políticos, jornalistas ou outras figuras públicas, além de empresas e instituições públicas.