Uma escola básica de Marvão (Portalegre) está encerrada desde segunda-feira devido a um surto de Covid-19, disse à agência Lusa o presidente do município, Luís Vitorino, nesta terça-feira.
De acordo com o autarca, o surto na Escola Básica Dr. Manuel Magro Machado, na freguesia rural de Santo António das Areias, já infetou, pelo menos, 22 pessoas.
"Nós, na Câmara, fizemos a nossa contagem e contabilizamos 22 casos, mas poderá haver mais", acrescentou.
Sem especificar em detalhe e separadamente o universo de alunos e funcionários infetados, Luís Vitorino indicou apenas que estão infetados "funcionários, alunos e pessoal na comunidade", nomeadamente encarregados de educação.
Numa nota publicada nesta terça-feira na página do município de Marvão, na rede social Facebook, é mencionado que estão confirmados casos positivos "no pessoal docente e não docente" deste estabelecimento de ensino.
"Face a esta situação, o município de Marvão, o agrupamento de escolas e a Administração Regional de Saúde do Alentejo acionaram o plano de contingência e decretaram isolamento profilático obrigatório a todas as turmas do ensino pré-escolar e 1º ciclo desta escola, bem como a professores e funcionários que, ao longo das próximas horas, serão também todos testados", pode ler-se na nota.
A Covid-19 provocou pelo menos 5.053.909 mortes em todo o mundo, entre mais de 250,23 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.217 pessoas e foram contabilizados 1.099.307 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.