​Coronavírus adia entrega dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude 2022
05-03-2020 - 14:09
 • Teresa Paula Costa , Ana Lisboa com Lusa

Peregrinação de mil jovens, que estava prevista acontecer no início de abril, foi adiada para novembro.

Por causa do surto de coronavírus em Itália, foi adiada para novembro a ida dos jovens portugueses a Roma para receberem os símbolos e o ícone da Jornada Mundial da Juventude 2022.

“Esse encontro, por precaução e por recomendação das autoridades sanitárias italianas, foi adiado para o fim de semana do Cristo Rei, em novembro, e a entrega do símbolo, a transição do Panamá para Portugal, também vai acontecer nesse fim de semana de 22 de novembro onde ocorre a solenidade do Cristo Rei”, disse D. Américo Aguiar, coordenador geral da Jornada Mundial da Juventude que vai realizar-se em Lisboa, em 2022.

D. Américo Aguiar falava à margem de um workshop internacional sobre turismo religioso que começou esta quinta-feira em Fátima.

"Até lá, se Deus quiser, a situação internacional de saúde pública possa estar estabilizada e possamos levar os mais de mil jovens que estão previstos ir de Portugal para estar com o Papa nessa festa da transição dos símbolos do Panamá para Portugal", acrescentou D. Américo.

Sobre a origanização da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, que decorrerá em Portugal em data ainda não definida, mas que será no verão desse ano, está a correr com normalidade.

"É um processo de aprendizagem. Desde há muitos meses que trabalhamos em conjunto com o Panamá e temos de agradecer aos irmãos do Panamá ensinarem-nos com os seus erros, para não cometermos os mesmos erros na organização", afirmou o bispo, acrescentando: "Estamos a dar os passos devagar e certos. O pé sempre no chão, para que a experiência dos jovens que virão a Portugal no verão de 2022 seja positiva".