A Polícia Judiciária está, na manhã desta terça-feira, na propriedade em que está instalado o autointitulado Reino do Pineal, em Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra, a fazer buscas.
A notícia está a ser avançada por vários meios de comunicação social e já foi confirmada pela PJ. As autoridades terão chegado ao local logo às 8h00.
As autoridades estão a investigar a alegada morte de um bebé de 13 meses ocorrida no seio de uma seita instalada na zona de Coimbra, em abril do ano passado.
Em comunicado, a PJ escreve que "estas diligências visam o esclarecimento do circunstancialismo que determinou a morte de uma criança com cerca de um ano de idade, ocorrida em 2022, bem como factualidade associada".
A denúncia desta morte terá chegado ao Ministério Público através de um familiar de um membro que integra o grupo, bem como a legalidade da presença de alguns elementos em Portugal.
O 'Correio da Manhã' avança que "a Judiciária acredita que haverá pelo menos mais três bebés a viver na comunidade" e "será avaliado se têm condições de segurança".
A operação envolve investigadores e peritos da PJ, Autoridades Judiciárias e conta com significativo apoio da GNR, do SEF e com a participação de entidades da Segurança Social e da Saúde.
Os 4,7 hectares de terreno em Oliveira do Hospital pertencem a Pione Sisto, de 28 anos, futebolista internacional dinamarquês - de origem sudanesa -, cuja carreira foi marcada pela excentricidade.
Jogou no Midjtylland, passou pelo Celta de Vigo e chegou a ser apontado ao Sporting e ao FC Porto. No final da época de 2022, Sisto foi afastado da equipa dinamarquesa, com o emblema a lamentar as dificuldades de contacto com o atleta.
Também a passagem pelo Celta de Vigo ficou marcada por episódios caricatos de que se destaca logo na apresentação a entrada dos pais, que protagonizaram um ritual indígena para lhe desejar sorte. O mesmo terá acontecido quando regressou à Dinamarca.
Segundo a revista "Visão" desta semana, a seita é liderada por um filósofo espiritual que quer tornar aquele território independente de Portugal. Água Akhabl Pinheiro, um ex-chef inglês, é o chefe do grupo e pretende formar o "Reino do Pineal".