MAI. Nomeação de D. Américo Aguiar é "um prestigio para o país"
10-07-2023 - 12:58
 • Ana Fernandes Silva

O ministro da Administração Interna esteve em Matosinhos e aproveitou para felicitar o "filho da terra" pela nomeação a cardeal.

"Um prestígio para o país". É desta forma que o ministro da Administração Interna classifica a nomeação de D. Américo Aguiar a cardeal.
À Renascença, José Luís Carneiro felicita o bispo auxiliar de Lisboa e descreve-o como "uma personalidade que tem sido capaz de ser transversal à sociedade portuguesa e que se tem afirmado como uma força motivadora dos mais jovens, com uma responsabilidade muito especial na preparação da Jornada Mundial da Juventude".

O ministro falava na manhã desta segunda-feira à margem da apresentação do Plano de Segurança da Praia de Matosinhos, cidade onde nasceu D. Américo Aguiar. José Luís Carneiro aproveitou, então, a ocasião para realçar a nomeação, "sinal de muita confiança de Sua Santidade".

Recorde-se que o Papa Francisco anunciou, este domingo, a criação de 21 novos cardeais, incluindo o bispo auxiliar de Lisboa e presidente do conselho de gerência do Grupo Renascença Multimédia. A nomeação acontece a 30 de setembro.

No entretanto, D. Américo Aguiar vai visitar a Ucrânia. Uma viagem que acontece a convite da Conferência Episcopal ucraniana e que serve para estar com jovens que não vão poder participar na Jornada Mundial da Juventude, em agosto, em Lisboa.