Entre a meia-noite e o meio dia, a Proteção Civil registou mais de 70 ocorrências relacionadas com o mau tempo. Os distritos mais afetados foram Lisboa, Setúbal e Coimbra, mas não há registo de vítimas ou danos materiais significativos.
O balanço foi feito à Renascença pelas 14h00 por fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Quedas de árvores e de estruturas, bem como inundações foram as principais ocorrência, descreve a mesma fonte. Nas operações estiveram empenhados 231 operacionais, ajudados por 81 meios terrestres.
O agravamento do estado do tempo levou a que o Instituto Português do Mar e Atmosfera elevasse para laranja o aviso em vigor nos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal.
Para Lisboa e Santarém o aviso laranja vigora até às 15h00, devido à chuva, em Setúbal é até às 18h00. O distritos de Castelo Branco está pintado a amarelo também por causa chuva até às 15h00. Já em Portalegre, também a amarelo por causa precipitação, vigora até às 18h00.
Os distritos de Évora, Beja e Faro também estão sob aviso amarelo devido à chuva, em vigor até horas diferente: até às 21h00 em Évora, até à meia-noite em Beja e até às 3h00 em Faro.
Eventos de Natal adiados
O mau tempo que se faz sentir em Lisboa levou a autarquia a adiar a inauguração da iluminação e árvore de Natal que estava prevista para esta quinta-feira, no Terreiro do Paço.
"A cerimónia que estava prevista para hoje será adiada para
amanhã, dia 1 de dezembro, nos mesmos moldes e com o mesmo programa. Terá
início às 17h30 e contará com inauguração da árvore e luzes de Natal, fogo de
artifício e um concerto dos Anjos", lê-se no comunicado enviado às redações.
Em Óbidos, a Vila Natal também tinha inauguração prevista para esta quinta-feira, mas "devido às recomendações da proteção civil, e face às condições meteorológicas, o evento foi cancelado no dia de hoje", lê-se na conta oficial do município de Óbidos.
Nas redes sociais há imagens das consequências do mau tempo em vários pontos do país.