Dar a conhecer a Doutrina Social da Igreja e ajudar a agir de acordo com ela no dia a dia é o propósito do "DOCAT", um livro destinado ao público jovem, escrito numa linguagem acessível e dinâmica.
Com o mesmo formato do YouCat, a obra responde a 328 questões. “Esta linguagem pergunta/resposta é mais abrangente, é mais envolvente, até”, explica o padre José André Ferreira, representante da editora Paulus na equipa de preparação deste livro, no programa "Princípio e Fim".
"Muitas destas perguntas são feitas por nós, talvez não com esta formulação tão editorial como está no livro, mas, de alguma forma, fazemos este género de perguntas. E o facto delas estarem em perguntas e haver uma resposta envolve o leitor que também tem algumas dessas perguntas”, diz.
A obra é dividida em 12 capítulos, cada um deles abordando um tema diferente: “A família, o trabalho humano, a comunidade política, a comunidade internacional, o meio ambiente, a paz, enfim, temas que os jovens e os leitores na sua generalidade têm que lidar diariamente. Mas aqui podem perceber, de facto, um caminho para agir de acordo com o Evangelho, porque a Doutrina Social não é nada mais, nada menos do que o coração do Evangelho".
O livro foi apresentado pela primeira vez pelo Papa durante as Jornadas Mundiais da Juventude, este ano, em Cracóvia. Francisco assinou o prefácio da obra.
O Papa defende que com a força do Evangelho é possível mudar o mundo e, por isso, desafia os jovens a serem revolucionários, a lutarem pela justiça e pela dignidade humana.
“Por 'revolucionário', o Papa entende agir de acordo com o Evangelho e a pessoa de Jesus Cristo foi a maior revolução na história da humanidade. Então, o que o Papa quer é que os jovens sejam revolucionários. E, para isso, entrega-lhes este livro, o 'DOCAT', para que eles possam perceber aquilo que tem sido o corpus da Doutrina Social da Igreja desde a 'Rerum Novarum', de Leão XIII, que, não sendo o documento iniciador é, de facto, o documento fundador da Doutrina Social, porque o iniciador é, sem dúvida, o Evangelho”, aponta José André Ferreira.
Francisco "não quer outra coisa que não seja uma geração inteira de jovens que sejam eles próprios uma Doutrina Social em movimento”.
A Paulus Editora é a responsável pela versão portuguesa do "DOCAT", que conta ainda com uma "app" para "smartphones". É a primeira aplicação deste género e que inclui uma espécie de "quiz", um jogo de perguntas. “Tem o objectivo de envolver os jovens. Primeiro, incentivá-los à leitura para que possam resolver o 'quiz', e, depois, motivá-los a agirem em consonância com aquilo que leram, que estudaram, que meditaram." O aplicativo pode ser descarregado na Google Store e na Apple Store.
O lançamento do "DOCAT" está marcado para 13 de Outubro, em Lisboa, estando também previstas outras iniciativas nas dioceses, paróquias e movimentos.