Veja também:
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
O Papa Francisco convoca esta sexta-feira os fiéis do mundo inteiro para um momento especial de oração e benção, com início às 17h00. A celebração realiza-se no adro da Basílica de São Pedro, com a Praça de São Pedro vazia de fiéis, mas todos convocados para se unirem ao Papa.
Pensada para estes tempos de pandemia de Covid-19, foi o próprio Francisco que lançou a iniciativa, há dois dias, no final da audiência de quarta-feira.
“Renovo o meu convite para participar espiritualmente, através dos meios de comunicação, na oração que vou presidir nesta sexta-feira, às 18 horas [hora em Roma], junto à Basílica de São Pedro. Após escutar a Palavra de Deus e a adoração do Santíssimo Sacramento, seguir-se-á a bênção Urbi et Orbi, com a respetiva indulgência plenária.”
Preocupado com os milhares de fiéis que diariamente sofrem e morrem em solidão, sem o habitual apoio capilar da Igreja, e face ao elevado números de contagiados, sem fim à vista, Francisco toma uma medida excecional, tendo em conta “a gravidade das atuais circunstâncias” e a “urgência e centralidade do sacramento da reconciliação”.
Há uns dias, a Santa Sé publicou um decreto que agiliza as condições necessárias para obter a indulgência plenária, que permanecem em vigor até passar esta pandemia. Indulgência plenária significa que todos aqueles que se unirem espiritualmente ao Papa, esta tarde em oração, poderão obter o perdão total das penas pelos pecados cometidos.