Veja também:
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, anunciou esta tarde que os 53 utentes do Lar da Nossa Senhora das Dores que testaram positivo à Covid-19 vão ser transportados, por volta das 19 horas, para o Trofa Saúde Hospital de Vila Real.
De acordo com o autarca vila-realense, aquela unidade hospitalar foi escolhida porque “não tem um ambiente hospitalar puro e duro, ou seja, está, neste momento, sem ocupação, o que permitirá que estes idosos possam lá estar durante o tempo necessário, em segurança, para que o lar possa ser desinfetado e recuperado”.
A evacuação do espaço, segundo o presidente da Câmara de Vila Real, vai envolver várias ambulâncias de forma a “responder às especificidades daqueles que terão de ser transportados”.
Uma operação que o autarca de Vila Real classifica como “a maior operação sanitária de sempre” feita em Vila Real.
Já em relação aos funcionários poderão regressar a casa e fazer o isolamento profilático de 14 dias.
Concluída a retirada dos utentes, deverá iniciar-se já amanhã a desinfeção do espaço, que será concretizada pelo Exército.
Após a desinfeção e quando estiverem reunidas todas as condições, nomeadamente os serviços necessários para o conforto e a segurança dos utentes, estes regressarão às instalações do Lar da Nossa Senhora das Dores.
O teste de Covid-19 deu positivo em 88 pessoas do Lar da Nossa Senhora das Dores, em Vila Real, entre os quais 68 utentes e 20 funcionários.
Aguarda-se ainda o resultado dos testes a 29 colaboradoras da instituição, realizados esta tarde pelo INEM.