A eleição de António Costa para presidente do Conselho Europeu é “positiva para Portugal e para todos os europeus”, defende Marta Temido.
“António Costa tem uma visão da UE e das suas necessidades de desenvolvimento que correspondem a uma visão progressista, social, solidária”, afirma a eurodeputada socialista em declarações à Renascença.
Questionada se vai votar a favor da nomeação de Ursula von der Leyen para a presidência da Comissão Europeia, a chefe da delegação do PS na bancada socialista e democrata do Parlamento Europeu responde com um “nim”.
“Os eurodeputados socialistas integram-se num grupo e no seio dos socialistas europeus o trabalho de análise das propostas de ação de cada um dos candidatos está a ser feito neste momento. Seria prematuro eu responder a essa pergunta”, sublinha Marta Temido.
Também em declarações à Renascença, a socialista Mariana Vieira da Silva considera que este é um "dia importante para o país e muito importante para a União Europeia, que vive momentos de desafio”.
António Costa é a “pessoa mais capacitada e qualificada para este momento de negociação, de criar pontes e de criar um diálogo entre os diversos países”, afirma a ex-ministra da Presidência.
António Costa foi eleito presidente do Conselho Europeu. O acordo foi fechado no encontro desta quinta-feira à noite, em Bruxelas, com os chefes de Estado e do Governo da União Europeia.
O antigo primeiro-ministro de Portugal é o primeiro socialista a assumir o cargo de presidente do Conselho Europeu. Toma posse em dezembro e vai suceder ao belga Charles Michel.