O Governo pondera proibir a circulação entre concelhos nos fins de semana alargados dos feriados de dia 1 e dia 8 de dezembro.
O objetivo é evitar encontros familiares numa altura em que se espera um pico de internamentos por Covid-19, avança o “Jornal de Notícias”.
Haverá exceções para quem trabalha e estuda e para a realização do congresso do PCP.
Outro cenário em cima da mesa passa por antecipar em uma semana as férias escolares do Natal.
O Governo ouve, esta quinta-feira, epidemiologistas, parceiros sociais e políticos antes de decidir se altera medidas para concelhos.
O país está em estado de emergência desde 9 de novembro e até 23 de novembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado e municípios vizinhos. A medida abrange 191 concelhos.
Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23h00 e as 5h00, enquanto nos fins de semana a circulação está limitada entre as 13h00 de sábado e as 5h00 de domingo e entre as 13h00 de domingo e as 5h00 de segunda-feira.
Em Portugal, os últimos dados oficiais indicam que morreram 3.632 pessoas dos 236.015 casos de infeção confirmados.
A pandemia provocou pelo menos 1.339.130 mortos resultantes de mais de 55,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo o último balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).