Paulo Morais não vai à frente nas sondagens, mas segue imparável nas redes sociais. Continua a ser o candidato presidencial com mais seguidores no Facebook.
O antigo vereador da Câmara do Porto, que promete uma luta sem quartel à corrupção, soma na sua página oficial um total de 47.384 “gostos”, mais 6 mil em comparação a Setembro.
Em segundo lugar neste "ranking" de popularidade do Facebook está Marcelo Rebelo de Sousa, que lançou a sua candidatura apenas depois das legislativas de Outubro. Numa página criada por um grupo de apoiantes, o ex-presidente do PSD regista 27.634 “likes”.
O antigo comentador televisivo, líder de audiências aos domingos à noite, perde para Paulo Morais no Facebook, mas tem uma carta na manga na campanha digital: desde 2 de Janeiro, a sua campanha pode ser seguida através de uma aplicação móvel ou “app” para dispositivos Android e Apple.
Em terceiro lugar no pódio dos candidatos campeões do Facebook está Sampaio da Nóvoa, que dá um salto quântico em relação aos números de Setembro. O antigo reitor da Universidade de Lisboa contabiliza agora 25.729 “gostos”, mais 11 mil em quatro meses.
A campanha Sampaio da Nóvoa A Presidente (SNAP) também tem uma “app”, onde os seguidores podem acompanhar as acções de campanha, conhecer as ideias, consultar a agenda do candidato e ver mensagens em vídeo.
Marisa Matias e Maria de Belém disputam, taco a taco, o quarto lugar na contagem de “likes” nas suas páginas do Facebook. A candidata do Bloco de Esquerda tem 18.754 seguidores e é seguida de muito perto pela antiga ministra socialista, com 18.163.
A segunda metade do pelotão de dez candidatos presidenciais é liderada pelo antigo deputado socialista Henrique Neto, com 7.596 “gostos”, seguido de longe pelo comunista Edgar Silva, com 3.385.
O último lugar desta lista é ocupado por um homem que ficou conhecido por uma intervenção num congresso do PS e que já foi estrela em “reality shows” . Vitorino Silva, mais conhecido como Tino de Rans, tem 779 “likes” na sua página não-oficial.
No “barómetro” Facebook, Tino está atrás de outros dois nomes que confirmaram as candidaturas há pouco tempo: Jorge Sequeira, com 2.968 “gostos”, e o antigo presidente da Federação Distrital de Leiria do PS Cândido Ferreira, que conquistou 912 seguidores, até ao momento.