Algumas grandes superfícies comerciais em França, como o Auchan, o Leclerc e o Intermarché, que também atuam em Portugal, estão a recolher asas e coxas de frango que estão contaminadas com listeria. Em Portugal, não há presença de lotes destes produtos. A garantia foi dada à Renascença pelo Ministério da Agricultura.
Já em França, a Voláe, Netto e Le Gaulois são outros supermercados que também suspenderam a venda destes produtos.
A listeria é a bactéria que provoca a infeção listeriosa cujos sintomas são febre, calafrios, vómitos, diarreia e dores musculares. A doença é de risco para grávidas.
Segundo a imprensa francesa, os supermercados vendem frangos de diferentes produtores, ou seja, poderá haver uma contaminação generalizada. Por isso mesmo, está a ser recomendado aos consumidores que devolvam os lotes que tenham comprado. De seguida, vão receber um reembolso.
Em Portugal, acredita-se, de momento, que a situação não tenha implicação nos lotes vendidos nos supermercados, já que a carne de frango vendida não é importada de França, como afirmou Gonçalo Lobo Xavier, diretor da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), à Renascença.
Já o Ministério da Agricultura e Pescas adiantou à Renascença que "não há neste momento informação sobre a presença de lotes desses produtos no mercado português". Segundo o gabinete do ministro José Manuel Fernandes, "pelo contrário, por análise das notificações RASFF existentes até ao momento (19 de abril às 11h30), o foco é apenas em França, não havendo ainda notificação da sua distribuição para outros países da EU."
Também a E.leclerc Portugal, um dos supermercados afetados em França, anunciou que não existirá qualquer problema nos produtos vendidos em Portugal, já que a carne afetada não é importada para território português.