A Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia (COMECE) saudou a escolha do cipriota Christos Stylianidis como enviado especial para a Liberdade Religiosa na Comissão Europeia.
Numa nota divulgada online, o Presidente da COMECE, o Cardeal Jean-Claude Hollerich, sublinha que "desejamos-lhe sucesso neste importante papel de promoção de um direito fundamental e de um valor fundamental da União Europeia, ameaçado em muitas partes do mundo, e esperamos trabalhar em estreita colaboração".
O texto dos Bispos da UE admite que "a liberdade de religião ou crença está sob ataque em muitas partes do mundo. A nomeação de hoje mostra o compromisso da Comissão em enfrentar este desafio e em garantir que os direitos de todas as religiões e crenças sejam respeitados".
A Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia afirma ainda que "as restrições governamentais e hostilidades sociais envolvendo a religião aumentaram", e por isso, "muitas pessoas vivem com medo de perseguição e discriminação por causa das suas crenças".
Os Bispos da União Europeia têm defendido o reforço dos mecanismos comunitários para "a promoção e proteção do direito à liberdade de pensamento, consciência e religião" em países terceiros.
A nomeação de Christos Stylianidis foiconhecida oficialmente ontem, quarta-feira, pela vice-presidente da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, que é responsável por conduzir o diálogo da Comissão com Igrejas, associações ou comunidades religiosas, organizações filosóficas e não-confessionais.