Suspeito de Berlim pode estar na Dinamarca
23-12-2016 - 09:12

A procuradoria federal alemã emitiu uma ordem de detenção europeia contra Anis Amri, um tunisino de 24 anos.

Veja também:


A polícia dinamarquesa diz que o principal suspeito do atentado no mercado de Natal, em Berlim, foi visto em Aalborg. A notícia está a ser avançada pela agência Reuters.

Pelo menos 12 pessoas morreram e 48 ficaram feridas na sequência do ataque na segunda-feira, já reivindicado pelo autoproclamado Estado Islâmico.

Na quarta-feira as autoridades encontraram um documento de identificação no banco do condutor do camião. O documento é, alegadamente, de um cidadão nascido em 1992, na Tunísia, chamado Anis Amri.

A procuradoria federal alemã emitiu uma ordem de detenção europeia contra Anis Amri, que já tinha vigiado pelas forças de segurança, mantinha vínculos com círculos 'jihadistas' e não tinha sido expulso do país depois de lhe ter sido recusado um pedido de asilo por falta da documentação necessária.

Anis, que já era conhecido das autoridades há vários anos, chegou à Alemanha em 2015 e desde essa altura era seguido pelas agências de segurança, devido a contactos com “indivíduos radicais”. O homem está armado e deve ser considerado perigoso, explicam as autoridades.

A polícia alemã está a oferecer 100 mil euros de recompensa a quem oferecer informações sobre o cidadão tunisino, de 24 anos.


[em actualização]