O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa lança, esta segunda-feira, um novo portal de internet que pretende dar resposta a necessidades identificadas pelos doentes e pelo público e reforçar a ligação a outras unidades de saúde.
Na data em que se assinala o Dia Mundial da Luta contra o Cancro, o IPO de Lisboa lança “uma identidade visual renovada, uma nova assinatura, um novo portal de internet”, mantendo “a mesma cultura de serviço público e os mesmos valores de sempre”, lê-se, num comunicado.
O novo portal, desenvolvido em torno da missão do IPO de cuidados, investigação e ensino, “procura dar resposta a necessidades identificadas pelos doentes e pelo público e reforçar a ligação a outras unidades de saúde, a centros de investigação e ao tecido social e empresarial”, sublinha o instituto.
O IPO Lisboa lança também um novo logótipo, concebido no âmbito de um projeto de modernização da imagem do instituto.
O novo logótipo “reafirma a história, a personalidade, o conhecimento e o humanismo do Instituto, reflete a luta contra o cancro e os valores do fundador, o professor Francisco Gentil”, adianta.
O novo website, já com a aplicação do novo símbolo da marca “IPO Lisboa Francisco Gentil”, tem “um design moderno e atrativo, uma ergonomia fluida e intuitiva”, segundo a descrição do IPO, e pode ser acedido no mesmo endereço.
No portal, os utentes encontram “informação credível na área da oncologia”, o acesso ao IPO e o percurso dos doentes, do diagnóstico ao tratamento e cuidados de suporte, os projetos de investigação em curso, as iniciativas na área da formação, os projetos e as parcerias com a sociedade civil, entre outros conteúdos.
Programado em modo "responsive", todos os conteúdos estão acessíveis em telemóveis, "tablets"', computadores portáteis e podem ser partilhados no Facebook, Twitter, LinkedIn e Youtube, redes sociais integradas no novo site do IPO Lisboa.
“Concebido no âmbito da renovação em curso no IPO Lisboa, o novo site de internet será brevemente a via de acesso a uma nova funcionalidade ainda em desenvolvimento e que permitirá aos doentes obter informação sobre consultas e exames marcados, relatórios médicos, declarações de presença, entre outros documentos”, adianta o comunicado.
A nova imagem do IPO será divulgada esta semana em ‘mupis’ espalhados por Lisboa, em espaços cedidos pela autarquia.
A nova identidade visual do IPO e o novo portal de internet são projetos que decorrem dos investimentos em curso na modernização administrativa e tecnológica e do Plano Estratégico do Instituto para o triénio 2018-2020, que tem como um dos seus objetivos estratégicos o reforço da marca “IPO”, afirma o instituto.
Em 2017, o IPO Lisboa realizou mais de 260 mil consultas, das quais 47.500 foram consultas de primeira vez, sete mil cirurgias (duas mil feitas em ambulatório) e fez 100 transplantes de medula (um terço em crianças).
Em Portugal, a prevalência do cancro está a aumentar e o número de doentes em tratamento no IPO também. Em 2017, foram assistidos mais de 11 mil novos doentes e, por ano, o instituto acompanha mais de 57 mil pacientes.
Quanto ao cancro pediátrico, o IPO recebe cerca de 195 novos casos por ano e tem 400 em tratamento.