A ideia surgiu precisamente numa viagem. Luis Ensinas ia para a Amsterdão quando o voo atrasou. Os passageiros retidos começaram a trocar memórias sobre viagens passadas. Foi nessa altura que Luis percebeu que "não havia uma plataforma gira para as pessoas porem as suas recordações, as suas fotografias, as pessoas que conheceram nas suas viagens".
Assim nasceu a Globestamp. A aplicação foi lançada em Julho deste ano, numa feira nos Estados Unidos, e está em todas as plataformas - iOS, Android e também tem um site. Estão também na Web Summit, que decorre em Lisboa desde segunda-feira.
"O registo da viagem começa quando se faz check-in", explica à Renascença Luis Ensinas, fundador da Globestamp. Depois, através do GPS, todos os sítios por onde se passa ficam marcados no mapa de cada um. O utilizador pode escolher partilhar os registos da viagem enquanto ainda está a passear ou então apenas quando estiver de regresso a casa. Pode também fazer o registo das memórias de viagens feitas no passado.
A partilha pode ser feita no "feed" da "app" Globestamp, mas também em simultâneo, por exemplo, no Facebook.
"A Globestamp torna-nos a todos um pouco 'bloggers', conto a minha história, partilho para que outras pessoas mais tarde possam também usar como inspiração para as próximas viagens", diz.
Com cerca de quatro meses de existência, a Globestamp vai no bom caminho, diz Luis. "Até ao momento não gastámos um euro em publicidade e já temos cerca de três mil utilizadores activos por dia. Registámos, no mês passado, mais de 40 mil fotografias carregadas e mais de 100 mil interacções dentro da 'app'".
Em cada loja uma caixa multibanco
Precisamente quando estamos de férias, mas também na vida do quotidiano, por vezes temos dificuldades em encontrar uma caixa multibanco. Uma outra “startup” presente na Web Summit quer acabar com esse problema.
"Não queremos que as pessoas andem às voltas à procura de caixas multibanco e depois quando as encontrar ficar no fim da fila à espera de vez", diz à Renascença Arindam Bajpayee, da Sonect.
Esta empresa suíça quer transformar cada loja numa possível caixa multibanco. “As lojas que quiserem aderir, fazem download da 'app'. Os utilizadores também. Através da aplicação, com recurso ao GPS, será possível encontrar o ponto Sonect mais próximo de si”, explica.
O sistema permitirá depois ao utilizador "dizer quanto é que quer levantar, sendo que a loja pode recusar o levantamento, se estiver com pouco dinheiro na caixa, ou então confirmar e entregar o dinheiro ao cliente”.
Os criadores da aplicação garantem que a operação não vai ter custos para os lojistas, nem para os utilizadores, e as lojas ainda podem sair a ganhar novos clientes. "Alguém que talvez nunca fosse a uma certa loja, vai lá levantar dinheiro e pode ficar cliente", antevê Arindam Bajpayee.
A aplicação existe há apenas três meses. Segundo os responsáveis, já tem mais de mil utilizadores, 90 lojas aderentes – todas na Suíça – e foram levantados 20 mil francos suíços.
Estão em Lisboa não só a pensar, por exemplo, instalarem-se em Portugal, mas sobretudo à procura de investidores. “Tem corrido bem, muitos têm mostrado interesse, sobretudo instituições bancárias, o que é exactamente o que pretendemos”, remata.