O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, de 67 anos, anunciou no domingo estar infetado com Covid-19 e que se encontra a fazer “tratamento médico”.
“Lamento informá-los que estou contagiado com Covid-19. Os sintomas são leves, mas estou a fazer tratamento médico. Como sempre, estou otimista. Vamos todos seguir em frente”, informou o chefe de Estado na conta oficial da rede social Facebook.
López Obrador explicou que, durante os próximos dias, a secretária de Governação, Olga Sánchez Cordero, vai substituí-lo nas conferências de imprensa matutinas diárias.
O chefe de Estado acrescentou que vai continuar a dar seguimento aos “assuntos públicos no Palácio Nacional”, onde reside, e que mantém nesta segunda-feira a conversa telefónica com o homólogo russo, Vladimir Putin, para abordar a vacina russa.
No fim de semana, López Obrador participou em cerimónias públicas junto de vários membros do Governo e nunca usou máscara, uma vez que se nega a usá-la desde o início da pandemia.
O México conta com um total de 1,7 milhões de infetados e 150 mil mortos – números que fazem do país o quarto do mundo com mais mortes com Covid-19, depois dos Estados Unidos, Brasil e Índia, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.
A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.121.070 mortos resultantes de mais de 98,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.