Em plena onda de calor na Grécia, um incêndio florestal deflagrou nos arredores de Atenas e levou à evacuação de várias zonas de veraneio, avançam os bombeiros locais.
A medida foi tomada como precaução e, segundo avança o jornal grego Kathimerini, abrange as cidades de Lagonisi, Saronida e Anavyssos.
O incêndio deflagrou em Kouvaras, cidade a cerca de 50 quilómetros a sudeste de Atenas, e ameaça zonas residenciais. Segundo o porta-voz dos bombeiros gregos, Yannis Artopios, "é um incêndio difícil, uma vez que os ventos são muito fortes, com rajadas que vão até aos 60 quilómetros por hora".
O fogo teve início às 12h27 locais (10h27 em Portugal continental). A AFP indica que, no local, estão mobilizados sete aviões, quatro helicópteros e mais de 150 bombeiros para o combate às chamas, apoiados por uma equipa de bombeiros da Roménia.
Desde a semana passada, a Grécia está a ser afetada por temperaturas que têm chegado aos 44 ºC no centro do país.
“Estamos a meio do período de combate aos incêndios e as condições esperadas serão particularmente difíceis e favoráveis aos incêndios florestais”, destaca Artopios.
Em Atenas, esta semana não há previsão de chuva e as temperaturas máximas previstas são de 40 graus para o próximo sábado e domingo.
[atualizado a 15/9 às 12h09]