“’Amoris Laetitia’ é uma exortação apostólica muito acessível e muito direta, é quase um roteiro para a felicidade conjugal”, aponta Francisco Pombas. Desde setembro passado, que este engenheiro eletrotécnico, de 54 anos, ocupa o cargo de diretor do departamento nacional da Pastoral Familiar, juntamente com a mulher, Isabel, com quem está casado há 29 anos.
Francisco Pombas destaca uma das passagens do documento elaborado pelo Papa Francisco, o ponto 183, que diz: “na família é necessário usar três palavras: com licença, obrigado e desculpa, três palavras chave para qualquer família”.
É folheando a exortação apostólica “Amoris Laetitia” que o casal, com três filhos, revela o que vai ser o ano da família em Portugal. A começar pela oração do terço, transmitida com recurso a diversos canais.
“A abertura do ano da ‘Família Amoris Laetitia’ vai ser assinalado com um terço, no dia 19, que foi o dia que o Papa Francisco designou, apelando novamente à leitura do documento que já saiu há cinco anos. O terço vai ter a colaboração de quatro dioceses para integrarmos o país (Algarve, Porto, Bragança, Açores) e o movimento de Shoenstatt. Todos os secretariados vão estar reunidos via Zoom. Qualquer pessoa que queira assistir tem disponível o canal deYouTube da Ecclesia, pelas 21h30, o Facebook da Pastoral Familiar e o Meo canal 210021”, explica a responsável Isabel Pombas.
Com base nos nove capítulos da exortação apostólica, há mais para ver, ouvir e aprender, nomeadamente, uma iniciativa que chamou a atenção de Francisco: “Os dez vídeos Amoris Laetitia”, que será brevemente lançada e em que o Papa vai ajudar a refletir sobre os capítulos da exortação apostólica.
“A Pastoral Familiar nacional vai dar grande destaque a esses vídeos e dar linhas de orientação para a sua análise”, salienta Francisco, acrescentando que “o Papa, quando lançou este desafio, quis revisitar a exortação, mas também tornar as famílias protagonistas da pastoral familiar e queremos tornar a participação das famílias, algo relevante”, conclui.
Também prevista está a Semana da Vida, entre o dia 9 e o dia 16 de maio, e o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, no dia 25 de julho, também na senda do desafio do Papa Francisco para tornar esta pastoral intergeracional. O encerramento do Ano da Família está marcado para junho de 2022.
“Como escreve o Papa Francisco, o anúncio cristão sobre a família é verdadeiramente uma boa notícia”, conclui Isabel Pombas .