Espanha dá a volta à França e está na final do Euro 2024
09-07-2024 - 21:55
 • Inês Braga Sampaio

Lamine Yamal, o mais jovem de sempre a marcar num Europeu, e Dani Olmo anularam o golo inaugural de Kolo Muani.

A Espanha apurou-se para a final do Euro 2024, esta terça-feira, ao derrotar a França (que eliminou Portugal), por 2-1, em Munique.

O duelo arrancou com grande intensidade, a Espanha no comando da bola e a França a explorar as transições. Aos oito minutos, após abertura na esquerda, Kylian Mbappé dançou perante Jesús Navas (que já falhara no alinhamento com a defesa) e cruzou na dose certa para o segundo poste, para Randal Kolo Muani cabecear tranquilamente para o golo.

A Espanha deixou-se afetar pelo golo, no entanto, a França não aproveitou e, aos 21 minutos, Lamine Yamal trocou as voltas a Adrien Rabiot no corredor central, de fora da área, antes de desferir, quase sem balanço, um remate em arco perfeito que ainda bateu no poste antes de entrar. Mike Maignan não teria lá chegado nem com luvas de gigante.

Com este golo, aos 16 anos e 362 dias, Yamal tornou-se no jogador mais jovem de sempre a marcar na fase final de um Europeu.

Galvanizados, os espanhóis voltaram a golpear quatro minutos depois. Dani Olmo, que já fora herói nos quartos de final, frente à Alemanha, captou uma bola solta na área com uma grande receção, tirou Aurélien Tchouaméni do lance com um toque para o lado e, por fim, rematou pelo buraco da agulha, consumando a reviravolta. Jules Koundé ainda tocou na bola, quando esta já tinha ultrapassado Maignan, contudo, e apesar de, à primeira, ter declarado autogolo, a UEFA acabaria por atribuir o golo ao "10" da Espanha, que substituíra o lesionado Pedri no onze.

Na segunda parte, o filme repetiu-se, ainda que com menos entusiasmo e menos golos. A Espanha manteve a tranquilidade, mesmo perante a crescente pressão da França, e garantiu o apuramento para a final do Euro 2024, a primeira presença em 12 anos, após a vitória de 2012.

A final está marcada para o Estádio Olímpico de Berlim, capital da Alemanha, no domingo, às 20h00. A Espanha já lá está e aguarda, agora, por Países Baixos ou Inglaterra, que se defrontam na quarta-feira.