O desporto mundial vai comprometer-se a reduzir a sua pegada ecológica, segundo foi anunciado esta quarta-feira na cimeira climática COP 26, que se realiza em Glasgow, na Escócia.
Foram definidos um número de objetivos pelo Quadro da Ação Climática dos Desportos da ONU, em que vários organismos desportivos comprometem-se a reduzir o impacto das suas respetivas modalidades no aquecimento global.
Os objetivos definidos passam por atingir o "Net Zero" (neutralidade carbónica) até 2024 e reduzir a emissão de gases de efeito estufa em 50% até 2030, objetivos que se enquadram nas medidas gerais definidas na cimeira.
"Lançamos o Quadro da Ação Climática dos Desportos da ONU há quatro anos e mais de 280 organizações desportivas já se comprometeram a ajudar a alcançar os objetivos. O setor aceitou o nosso desafio", disse Patrícia Espinosa, secretária de relações externas da ONU.
A FIFA, o Comité Olímpico, a BBC Sports, a Premier League e a Formula E são algumas das organizações que assumiram o objetivo.
Algumas figuras do desporto mundial estão em Glasgow para abordar a pegada ecológica nas suas respetivas modalidades. Nico Rosberg, antigo campeão mundial de Fórmula 1, Dale Vince, dono dos Forest Green Rovers, entre outros vão ser oradores de palestras.
A COP 26 reúne mais de 120 líderes políticos e milhares de especialistas, ativistas e decisores públicos, reunidos desde 31 de outubro e até 12 de novembro, na Escócia. Pretendem atualizar os contributos dos países para a redução das emissões de gases com efeito de estufa até 2030.