O Governo anunciou que a partir da próxima segunda-feira, dia 28 de março, irá ocorrer uma redução de 1,3 cêntimos por litro na taxa unitária do (Impostos sobre produtos )ISP no gasóleo.
O Ministério das Finanças diz que a diminuição do imposto ascende agora a 4,7 cêntimos por litro no gasóleo desde o início da subida mais acentuada do preço dos combustíveis, e a 3,7 cêntimos por litro a redução do ISP na gasolina, combustível que esta semana não sofre variações.
Por outro lado, é também garantido pelas Finanças que o apoio de 20 euros por mês por contribuinte, através do programa AUTOvoucher, mantém-se no mês de abril, subsidiando 40 cêntimos por litro de combustível, para os primeiros 50 litros de consumo mensais.
“O programa alcançou cerca de 30 milhões de euros de reembolsos desde o anúncio do alargamento do benefício de 5 euros mensais por pessoa para 20 euros mensais”, avança.
A 15 de outubro foi determinada a redução extraordinária das taxas unitárias do ISP em dois cêntimos por litro de gasolina e 1 cêntimo por litro de gasóleo – redução que se mantém.