A Rainha Isabel II garante que os britânicos vão ultrapassar a pandemia e que vão voltar a encontrar-se.
Numa rara mensagem televisiva, Isabel II reconhece que as dificuldades e o stress que o país e o mundo atravessam devido ao novo coronavírus.
A Rainha Isabel II pediu “autodisciplina” num momento “difícil” que trouxe “desgosto a alguns, dificuldades financeiras a muitos e enormes mudanças às vidas quotidianas de todos nós”.
No entanto, exorta o país a manter-se “unido e determinado”. Se assim se mantiverem vão “ultrapassar as dificuldades”.
“Já ultrapassámos desafios antes, mas este é diferente. É altura de todas as nações se juntarem num desafio comum, utilizando os grandes avanços da ciência”.
Fora a mensagem de Natal, este foi apenas a quinta vez que a Rainha falou à nação em 68 anos de reinado. As anteriores foram o início da guerra do Golfo, a morte da princesa Diana, a morte de sua mãe e por altura dos seus 60 anos de liderança.
O discurso televisivo foi mostrando imagens de médicos e enfermeiros e outros trabalhadores essenciais neste período de pandemia.
A Rainha agradeceu a todos pelos seus serviços nesta altura de crise mundial.
“Espero que nos próximos anos todos sejam capazes de se orgulhar em como vocês responderam a este desafio. E aqueles que vierem a seguir a nós vão dizer que os britânicos desta geração foram tão fortes como os mais fortes”.
No Reino Unido já há mais de 47 mil casos e quase cinco mil mortos.