Cerca de 27 mil alunos já se inscreveram na segunda fase dos exames nacionais
15-07-2024 - 22:24
 • Lusa

Ministério da Educação assegura que a plataforma "está a funcionar dentro da normalidade" e afasta a necessidade de qualquer alteração do prazo para as inscrições.

Veja também:


Cerca de 27 mil alunos já se inscreveram na segunda fase dos exames nacionais, informou esta segunda-feira o Ministério da Educação, Ciência e Inovação, que assegura que a plataforma onde são feitas as inscrições está a funcionar sem constrangimentos.

"Até esta hora foram registadas cerca de 27 mil inscrições na segunda fase dos exames nacionais", referiu a tutela, em resposta à agência Lusa, cerca das 19h30.

O prazo para a inscrição na segunda fase dos exames nacionais do ensino secundário, que arranca na quinta-feira, decorre entre hoje e terça-feira, mas alguns pais relataram à agência Lusa problemas com a plataforma de inscrição eletrónica.

Questionado sobe eventuais constrangimentos, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação assegurou que a plataforma "está a funcionar dentro da normalidade" e afastou a necessidade de qualquer alteração do prazo para as inscrições.

As inscrições abriram esta segunda-feira, o mesmo dia em que foram publicados os resultados da primeira fase dos exames nacionais do ensino secundário.

Este ano, os exames realizaram-se em 663 escolas de todo o território nacional e nas escolas no estrangeiro com currículo português, com 291.793 inscrições na primeira fase dos exames nacionais e 236.060 provas realizadas.

Os alunos do 12.º ano ainda beneficiaram das regras excecionais implementadas na sequência da pandemia de covid-19, mas os alunos do 11.º tiveram já de realizar as provas necessárias para a aprovação e conclusão das disciplinas.

De acordo com os dados do Júri Nacional de Exames (JNE), divulgados pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, as notas subiram em 13 das 25 disciplinas sujeitas a exame e só numa a média foi negativa: a Biologia e Geologia (9,9 valores), a prova mais concorrida.

Em comparação com o ano passado, a média desceu também a Português (de 12,5 para 11,1 valores), mas os resultados dos alunos melhoraram a Física e Química (11,6 valores) e a Matemática A (12,2 valores).