O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, desmaiou esta quarta-feira durante uma visita à Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), da Universidade Nova, no Monte de Caparica.
Os meios de socorro foram mobilizados para o local.
Marcelo Rebelo de Sousa foi transportado "por precaução" para o Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, o mesmo hospital onde foi sujeito a um cateterismo cardíaco há quase quatro anos.
Fonte próxima do chefe de Estado adiantou à Renascença que o chefe de Estado sofreu uma quebra de tensão resultante do calor que se fazia sentir, encontrando-se sob avaliação médica.
O Presidente está consciente e a falar, adianta fonte da presidência à Renascença, remetendo para mais tarde novas informações sobre o estado de saúde de Marcelo.
"O Presidente ligou-me da ambulância"
Em declarações aos jornalistas no Hospital de Santa Cruz, Fernando Frutuoso de Melo, chefe da Casa Civil, deixou uma mensagem de tranquilidade: “O Presidente da República está bem-disposto não queria cancelar agenda”.
Marcelo Rebelo de Sousa vai realizar exames médicos e, nesta altura, ainda não se sabe quando terá alta.
“A situação parece ser um simples desmaio, mas obviamente os médicos vão fazer os exames todos que acham necessários”, declarou Fernando Frutuoso de Melo.
De acordo com o chefe da Casa Civil, Marcelo Rebelo de Sousa estava "super-bem disposto de manhã". Chegaram a falar esta quarta-feira de manhã e o Presidente sentia-se bem.
"Depois foi para Almada em visita e aconteceu isto, coisa que acontece a muito boa gente”, disse Frutuoso de Melo.
Marcelo Rebelo de Sousa realizou uma visita a um laboratório na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova e, "à saída , estava a falar com um grupo de investigadores quando se sentiu mal. Chegou a desmaiar, mas recuperou rapidamente”, adianta o chefe da Casa Civil.
O Presidente está internado no Hospital de Santa Cruz e encontra-se "conscientísso". "Posso dizer que ele me ligou por telemóvel da ambulância. Está perfeitamente", sublinha Frutuoso de Melo nestas declarações aos jornalistas.
Em junho de 2018, o Presidente já tinha desmaiado durante uma visita ao Bom Jesus de Braga, também na sequência de uma quebra de tensão.
[atualizado às 16h30]