Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
As autoridades de saúde portuguesas vão atualizar esta segunda-feira, ao final da tarde, a informação relativa à vacina da AstraZeneca contra a Covid-19.
"A Direção-Geral da Saúde, o Infarmed e a task-force vão realizar uma conferência de imprensa nas instalações do Infarmed com atualização da informação sobre a vacina COVID-19 da Astrazeneca", refere a DGS, em comunicado.
Nesta conferência, marcada para as 19h30, estarão presentes a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, o presidente do Infarmed, Rui Ivo, e o coordenador da task-force para a vacinação contra a Covid-19, Henrique Gouveia e Melo.
A notícia é conhecida no dia em que Espanha, Alemanha, Itália e França anunciaram a suspensão preventiva da vacina da AstraZeneca, na sequência de reações adversas, nomeadamente, a formação de coágulos sanguíneos em algumas pessoas.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) defendeu esta segunda-feira que "os benefícios" da vacina da AstraZeneca contra covid-19 "superam os riscos de efeitos secundários", garantindo ainda assim uma "análise rigorosa" às situações de formação de coágulos sanguíneos em vacinados.
"Enquanto a investigação está em curso, a EMA continua a considerar que os benefícios da vacina AstraZeneca na prevenção da covid-19, com o risco associado de hospitalização e morte [devido à pandemia], superam os riscos de efeitos secundários", vinca o regulador europeu em nota de imprensa.