Um estudo hoje divulgado pela Cáritas (Portuguesa e da Europa) aponta uma elevada taxa de desemprego entre os jovens e um elevado nível de precariedade nas condições de emprego.
A tendência parece apontar para que o ciclo de pobreza se perpetue.
“Repugna-me, particularmente, aquilo que tem a ver com o abandono precoce da escola. Significa que a escola não está, numa parte fundamental, a desempenhar convenientemente a sua função”, defende Francisco Assis, para quem os níveis salariais têm também de ser uma prioridade.
Outro tema do dia é a situação dramática que se vive na Síria, em particular em Ghouta, onde terão morrido mais de 500 no espaço de uma semana.
Hoje, está em vigor um cessar-fogo humanitário por iniciativa das Nações Unidas. Mais uma vez, a União Europeia vai atrás e não lidera.
João Taborda da Gama considera que o caso da Síria é um caso representativo de uma situação em que as resoluções internacionais pouco ou nada valem.
“O facto de a Rússia, a China e os EUA terem interesses que são contrários à resolução do conflito leva a um bloqueio do Conselho de Segurança”, afirma.