Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
A primeira vacina para a covid-19 a ser testada nos Estados Unidos estará pronta para a fase final de testes. Resultados dos primeiros ensaios clínicos dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos e da empresa farmacêutica Moderna revelam bons resultados ao nível da imunidade.
A vacina experimental vai entrar na fase final de testes por volta de 27 de julho e envolver 30 mil participantes.
Foram revelados, esta terça-feira, os resultados dos primeiros 45 voluntários que foram vacinados em março. Segundo os investigadores, a vacina provocou a resposta imunitária pretendida e os voluntários desenvolveram anticorpos neutralizantes.
Estes resultados e análises foram publicados na revista “New England Journal of Medicine”.
Segundo a Associated Press, mais de metade dos participantes no estudo tiveram sintomas temporários como fadiga, dores de cabeça, arrepios, febre e dor no local da injeção, mas nenhuma reação secundária grave.
Estes resultados são apenas de um grupo reduzido e de pessoas jovens, alertam os investigadores. Outros resultados não estão ainda disponíveis.
Há dezenas de empresas e laboratórios à procura da vacina e há, pelo menos, mais duas próximas da fase final de testes (uma chinesa e a da universidade de Oxford).
Os Estados Unidos estão a “patrocinar” quatro vacinas.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 574 mil mortos e infetou quase 13,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.