Pela primeira vez, uma sondagem indica que a maioria dos eleitores britânicos apoia um referendo sobre os termos finais do acordo do Brexit.
Os resultados do inquérito mostram que 42% dos britânicos acha que deve pronunciar-se sobre o acordo de saída da União Europeia (UE), enquanto 40% não vê necessidade de referendo. Os restantes inquiridos não sabem ou não respondem.
Dos que apoiam este segundo referendo, 58% são apoiantes do Partido Trabalhista, 67% apoiam os liberais democratas e 21% são conservadores.
Nesta sondagem, feita pela YouGov para o jornal The Times, foram entrevistados 1.653 adultos no Reino Unido. O inquérito realizou-se na quarta e quinta-feira desta semana.
O mesmo inquérito mostra que, dois anos após o referendo que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia, a maioria dos que votaram a favor da saída não mudou de opinião.
Na eventualidade de uma repetição do referendo de junho de 2016, 45% dos inquiridos votaria a favor da permanência na UE e 42% votaria pela saída. Há ainda 9% de indecisos e 4% que dizem que não iriam votar.