O Governo vai enviar meia tonelada do antiviral Remdesivir para a Índia. É a resposta nacional ao pedido de ajuda lançado por aquele país para fazer face à pandemia, não estando previsto o envio de qualquer equipa para o terreno.
Nesta altura, Portugal está a aguardar que o Mecanismo Europeu de Proteção Civil indique o ponto de entrega dos 5.503 frascos daquele medicamento.
A ideia é centralizar num país toda a ajuda que está a ser disponibilizada - sendo que, nesta altura, há cerca de uma dezena de Estados-membros que já manifestaram vontade de contribuir com medicamentos e oxigénio.
A ajuda nacional está a ser articulada entre os Ministérios da Saúde, da Administração Interna e dos Negócios Estrangeiros.
Com uma população de 1,3 mil milhões de habitantes, a Índia está a braços com um surto devastador, registando recordes diários em seis dos últimos sete dias.
Nas últimas 24 horas, registou um novo recorde mundial de contágios, com 379.257 casos, ultrapassando os 18 milhões de infeções desde o início da pandemia. Contabilizou ainda mais 3.645 mortes, um novo máximo no país.