O presidente da Liga Portugal quer “adaptar os calendários das provas nacionais à realidade induzida pelo novo modelo de competições da UEFA para o pós 2024”.
Numa mensagem divulgada este domingo, Pedro Proença reforça que “estas alterações exigem reflexão e induzem a um trabalho conjunto que se iniciará, de imediato, com a convocação, já na próxima semana, de todos os clubes participantes nas ligas profissionais para um profundo debate que permita, sem sobressaltos, a adequação do nosso futebol ao novo contexto competitivo europeu”.
A ideia é “criar condições para que os clubes portugueses tenham melhores condições na UEFA, contribuindo, consequentemente, para o ‘ranking’ nacional.”
Outro ponto a que a Liga quer dar atenção é “o combate à violência associada ao futebol”.
Para isso, foi agendada para terça-feira reunião com o ministro da Administração Interna e com o secretário de Estado da Juventude e Desporto.
“Um passo mais a reforçar o trabalho que já vem sendo realizado com a APCVD (Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto) e Forças de Segurança”, acrescenta.
Entretanto, procuram-se “novos modelos de valorização da indústria, que passam pela revisão dos seguros de acidentes de trabalho, pela Centralização dos Direitos Audiovisuais - fundamental para a sustentabilidade das Sociedades Desportivas - , pelo enquadramento fiscal que condiciona o desenvolvimento desta atividade”.