Veja também:
- Ao minuto. "Maria levantou-se e partiu apressadamente". Chegou a JMJ
- Mapa interativo JMJ. Como circular em Lisboa? Que ruas estarão condicionadas? Que transportes usar?
- Conheça os mapas dos recintos da JMJ 2023
- O melhor de Portugal nas duas sacristias do Papa
Do lado de cá da zona de acesso restrito nas chegadas do aeroporto de Lisboa, há muitos familiares do grupo de jovens de São Tomé e Príncipe que acaba de chegar para participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que arranca esta terça-feira.
Entre os muitos peregrinos está Edvania Fernandes, já com a t-shirt da JMJ vestida, lenço e acreditação ao pescoço.
"É a primeira vez que venho a uma Jornada. Espero que corra tudo bem, que seja uma bênção na vida de toda a gente e que tudo dê certo."
Ao seu lado está um outro grupo que acaba de chegar. São cerca de 70 e entre os muitos jovens há, digamos, outros peregrinos com mais anos de juventude. É o caso de Rosalina Costa, de 70 anos.
"Sou jovem de coração. Não sou de idade, mas sou de coração. Estou bem preparada para esta Jornada. Rezei muito e pedi muito a Deus, por isso estou aqui hoje", diz, de mãos pousadas no carrinho com a bagagem.
Um grupo de escuteiros vindos da Madeira está a sair do aeroporto para apanhar o transporte que os vai levar ao local onde vão passar estes dias.
No pequeno grupo de jovens destaca-se Mariana: fardada a rigor, vem de muletas. Uma Jornada implica necessariamente longas caminhadas e, assim sendo, a questão justifica-se: como vai fazer para se deslocar?
“Igual. Vou usar as muletas e as cavalitas dos outros”, diz Mariana, olhando pelo canto do olho para David, outro jovem escuteiro.
“Não seria a primeira vez”, adianta David, enquanto carrega às costas uma mochila e leva pela mão a mochila da colega.
A Jornada Mundial da Juventude começa nesta terça-feira, 1 de agosto, numa área pertencente aos concelhos de Lisboa e Loures, prolongando-se até 6 de agosto.
Esperando-se a presença de um milhão de jovens, a JMJ contará com a presença do Papa Francisco de 2 a 6 de agosto, sendo que, no dia 5 de agosto, Francisco irá a Fátima rezar na Capelinha das Aparições, antes do regresso a Roma no domingo.