Jorge Jesus: "Portimonense vai defender muito melhor que o Barcelona"
02-10-2021 - 14:49
 • Renascença

O treinador do Benfica avisa que a vitória sobre os catalães já passou e que o facto de a intensidade diminuir não significa que o resultado frente ao Portimonense será ainda mais volumoso.

Jorge Jesus não está à espera de se deparar com tantas facilidades defensivas frente ao Portimonense, a contar para a oitava jornada do campeonato, como encontrou com o Barcelona, na Liga dos Campeões.

"A equipa do Portimonense vai defender muito melhor do que a equipa do Barcelona defendeu. Disso não tenho dúvida nenhuma", declarou o treinador do Benfica, este sábado, em conferência de imprensa.

Ou seja, o jogo com o Portimonense vai ser "completamente diferente" da receção ao Barcelona, com um ponto em comum: "É jogar para ganhar."

"A vitória de amanhã [domingo] é tão importante como a de quarta-feira. Vamos jogar com um adversário que tem tantos golos sofridos como nós, é uma das equipas com menos golos sofridos, com quatro. É sinal de que é uma equipa que defende bem e que vai criar-nos muitos problemas com a sua qualidade de organização defensiva, com muitas marcações muito diretas, que é forte na bola parada. Uma equipa competitiva que nos vai dificultar ao máximo a conquista dos três pontos", analisou.

Adeptos podem ajudar a resolver problemas


Jorge Jesus congratulou-se com o facto de o Estádio da Luz poder voltar a encher, mais de um ano depois, algo que "é um inventivo e uma ajuda".

"Os adeptos do Benfica ajudam-nos a entrar dentro do jogo e a ter sempre muita confiança. É muito bom para que a equipa consiga superar os obstáculos que o adversário nos possa colocar", enalteceu.

Apesar da satisfação com o regresso em pleno dos adeptos, o treinador do Benfica avisa que a transição da Liga dos Campeões para a I Liga "não é só uma mudança psicológica, é também uma mudança física".

A nível internacional, a intensidade e o desgaste "são muito maiores, física e emocionalmente, do que numa competição interna". Ou seja, é algo mais complexo do que a simples questão de mudar o "chip".

"Os jogadores mudam o 'chip', mas a sua capacidade física e a forma de pensar o jogo mais rápido é que não estão lá. Isso baixa-lhes a intensidade de jogo e dá a sensação de que o jogador não está tão intenso porque não conseguiu mudar o 'chip'. É pelo desgaste emocional que todos os jogos com maior impacto têm nos treinadores, nos jogadores e até nos adeptos. Os adeptos é que não mudaram o 'chip'. Vão para o jogo [a pensar]: '3-0 ao Barcelona? Bem, então com o Portimonense têm de ser três ou quatro'. E não vai ser. E não é igual", sublinhou Jorge Jesus.

O Benfica-Portimonense joga-se no domingo, às 18h00, na Luz. Relato em direto na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.