O deputado João Galamba, que já chegou a ser porta voz do PS, vai ser secretário de Estado da Energia.
O lugar era até agora ocupado por Jorge seguro Sanches e estava inserido no ministério da Economia.
Com a remodelação anunciada no fim-de-semana, a Energia passa para o ministério do Ambiente que passa a chamar-se do Ambiente e da Transição Energética.
Os novos ministros tomaram posse esta segunda-feira, estando ainda por marcar a posse dos novos secretários de Estado, cujos nomes que começam agora a conhecer.
No ministério da Saúde há um regresso nos lugares de secretário de estado: Francisco Ramos, que já ocupou a cadeira por várias vezes, volta ao governo. Atualmente é director do IPO de Lisboa.
A pasta sensível que Galamba herdou
João Galamba é economista e entrou no Parlamento durante o Governo liderado por José Sócrates. Já foi porta voz do PS, era vice-presidente da bancada parlamentar, e assume agora uma pasta complexa, em pleno braço de ferro entre o governo e a EDP.
Mas este não é o único braço de ferro entre o Governo e as empresas do sector. O executivo exige ainda que as empresas energéticas, incluindo a EDP, voltem a pagar a contribuição extraordinária para o setor, de forma a baixar o défice tarifário e os preços .