Sete frases emblemáticas de Madre Teresa de Calcutá
02-09-2016 - 15:46
 • Pesquisa: Francisca Favilla

Um dia disse que, se viesse a ser santa, seria "a santa da escuridão". Definiu-se como "um lápis nas mãos de Deus". Defendeu sempre a simplicidade das suas acções. Estas são algumas das frases mais emblemáticas proferidas por Madre Teresa de Calcutá, a missionária e Nobel da Paz que é canonizada este domingo no Vaticano.

Este domingo, pode ver em directo a canonização de Madre Teresa de Calcutá no site da Renascença, a partir das 9h30. Na rádio, há um programa “Porta Aberta” especial com Óscar Daniel, a vaticanista Aura Miguel e convidados.


Veja também:


Inés Gonxha Bojaxhiu nasceu a 26 de Agosto de 1910 em Skopje, capital da actual república da Macedónia, no seio da comunidade albanesa. Durante meio século, levou a cabo um trabalho social com os mais desfavorecidos em Calcutá, com a congregação que fundou depois de uma experiência mística.

Nobel da Paz em 1979, Madre Teresa de Calcutá depressa se torna uma figura icónica a nível mundial, sendo reconhecida pelo serviço em favor dos "mais pobres dos pobres". É beatificada em 2003 por João Paulo II. É canonizada este domingo, a 4 de Setembro, pelo Papa Francisco.

Estas são algumas das frases mais emblemáticas da fundadora das Missionárias da Caridade:

"O que nós fazemos pelos pobres é uma gota de água no oceano: mas se o não fizéssemos, se não deitássemos no oceano essa gota, ao oceano faltaria algo, faltar-lhe-ia essa gota."

"Ando entre os pobres como serva do Senhor, pronto a dar-me a eles totalmente. Sinto a alegria que dá ser pobre por livre opção."

"Desejo viver neste mundo que tanto se afastou de Deus, que virou as costas à luz de Jesus, para poder ajudá-lo.”

"O que eu faço é simples: ponho pão nas mesas e partilho-o."

"O maior milagre é Deus servir-se das pequenas criaturas que nós somos. Serve-se de nós para realizar a Sua obra."

"Sou apenas um lápis nas mãos de Deus. É Ele quem me escreve."

"Se um dia eu for santa, serei com certeza a santa da escuridão. Estarei continuamente ausente do Paraíso."