O atendimento do Serviço Nacional de Saúde 24 (SNS24) e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai estar disponível em 69 idiomas durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), anunciou esta quarta-feira o Ministério da Saúde.
O reforço da capacidade de atendimento, que tem colaboração do Alto Comissariado para as Migrações (ACM), ocorrerá entre 1 e 7 de agosto, segundo uma nota do Ministério da Saúde.
"A chamada é atendida por profissionais de saúde, com a possibilidade de tradução simultânea proporcionada pelo ACM, e que de acordo com a necessidade, o atendimento pode acontecer nos cuidados primários ou nos cuidados hospitalares, não sendo a não apresentação de número de utente um impedimento para a prestação de cuidados", pode-se ler no portal do SNS24.
Segundo a mesma fonte, o reforço da capacidade de resposta estará articulada entre o SNS24 e os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM e a Linha de Apoio a Migrantes (LAM) e o Serviço de Tradução Telefónica (STT) do Alto Comissariado para as Migrações.
O SNS 24 (808242424) é o contacto recomendado aos participantes da JMJ em caso de sintomas/queixas de saúde não emergentes, para aconselhamento ou eventual encaminhamento para a unidade de saúde mais adequada.
Para além disso, e para os cidadãos da União Europeia que tenham o Cartão Europeu de Seguro de Doença tem garantido o direito a cuidados de saúde, que incluem todos os atos médicos necessários em situação de doença, acidente (não cobre acidentes da responsabilidade de terceiros) ou maternidade.
Através do SNS24 está disponível, 24 horas por dia, o serviço de aconselhamento psicológico e o atendimento por videochamada em língua gestual portuguesa.
Só em situação de emergência deve ser contactado o 112, apelando-se ao uso responsável dos serviços de saúde, alerta o ministério.
Toda a informação sobre a resposta da Saúde no âmbito da JMJ23 está disponível no Portal do SNS, sendo recomendada a utilização das Apps SNS24 e Lisboa 2023.