O Presidente angolano, João Lourenço, exonerou esta quarta-feira a administração do Fundo Soberano de Angola (FSDEA), presidida por José Filomeno dos Santos, filho do antigo Presidente José Eduardo dos Santos.
A exoneração de José Filomeno dos Santos, de 40 anos, foi justificada “por conveniência de serviço”, indica uma nova da Casa Civil do chefe de Estado enviada à agência Lusa.
O Fundo Soberano de Angola vai passar a ser liderado por Carlos Alberto Lopes, até agora secretário para os Assuntos Sociais da Presidência.
O FSDEA é responsável pela gestão de activos do Estado angolano no valor de 5.000 milhões de dólares.
José Filomeno dos Santos estava na liderança do fundo desde 2013.
Depois de Isabel dos Santos, que exonerou do cargo de presidente do conselho de administração da petrolífera estatal Sonangol, e de ter ordenado a rescisão do contrato entre a Televisão Pública de Angola (TPA) e a empresa Semba Comunicações, detida por Welwítschia "Tchizé" e José Paulino dos Santos "Coreon Dú" para a gestão do segundo canal, José Filomeno dos Santos é o quarto filho do ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos, a ser afastado do poder por João Lourenço, empossado em Setembro último.