Adeptos franceses e marroquinos envolvidos em confrontos em França e na Bélgica
14-12-2022 - 22:41
 • Renascença

O bom ambiente entre adeptos das duas seleções nos Campos Elísios, na capital francesa, contrasta com a atmosfera tensa em cidades como Lyon ou Montpellier. Também na Bélgica, um homem foi forçado a retirar a bandeira francesa da varanda, porque adeptos marroquinos estariam a arremessar pedras contra as janelas.

A Praça Bellecour, no centro de Lyon, foi palco de confrontos esta noite, após a vitória da França sobre Marrocos na segunda meia-final do Campeonato do Mundo de futebol.

Segundo avança o jornal Le Monde, um grupo de indivíduos encapuzados espalhou o pânico no local, o que obrigou a polícia a dispersar a multidão com gás lacrimogéneo.

Também em Lille e Montpellier, no sul de França, adeptos das duas seleções envolveram-se em confrontos. Vários petardos foram arremessados contra a polícia.

Em Bruxelas, um homem foi forçado a retirar a bandeira francesa da varanda, porque adeptos marroquinos estariam a arremessar pedras contra as janelas.

Já em Paris, na zona dos Campos Elísios, a única dificuldade é o trânsito intenso. Um forte dispositivo policial está mobilizado naquela zona da capital francesa onde milhares de pessoas celebram a passagem da seleção gaulesa à final do Mundial de futebol.

Entre milhares de bandeiras francesas, algumas marroquinas em fim de festa, carros a buzinar e alguma pirotecnia arremessada, o ambiente parece tranquilo entre franceses e marroquinos.