Congresso acusa Snowden de manter contacto com secreta da Rússia
22-12-2016 - 16:22

O Pentágono detectou 13 problemas de segurança, de “alto risco”, devido à fuga de informação protagonizada pelo antigo analista da CIA, em 2013.

O antigo analista da CIA Edward Snowden “manteve e continua a manter contacto” com os serviços secretos russos, de acordo com um relatório do Congresso dos Estados Unidos.

O Pentágono detectou 13 problemas de segurança, de “alto risco”, devido à fuga de informação protagonizada por Snowden, em 2013.

Se a Rússia ou a China conseguissem ter acesso ao material relativo a estas questões, “soldados americanos correriam um risco maior num conflito futuro”, indicam os congressistas.

Estas informações constam de um relatório da Comissão de Inteligência da Câmara dos Representantes que foi parcialmente desclassificado, esta quinta-feira.

Edward Snowden revelou ao mundo o vasto esquema de vigilância dos Estados Unidos, que abrangia cidadãos anónimos e até chefes de Estado de outros países, como a chanceler alemã, Angela Merkel, ou a então Presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

O antigo analista da CIA e do FBI divulgou milhares de documentos secretos à comunicação social e fugiu dos Estados Unidos. Actualmente, vive em Moscovo.

O advogado de Snowden já reagiu através de uma mensagem publicada na rede social Twitter. De acordo com Ben Wizner, o relatório agora parcialmente revelado pelo Congresso dos Estados Unidos é “petulante” e “absurdo”.