O Governo pondera reabrir escolas em maio, mas só para os alunos do secundário e nas disciplinas essenciais. A revelação foi feita nesta quarta-feira pelo líder do partido Chega.
“Durante o mês de maio, o Governo quer fazer o esforço de conseguir, para os níveis mais elevados de escolaridade – por exemplo, o ensino secundário, se houver condições para isso – reabrir presencialmente as escolas, nas disciplinas fundamentais”, afirmou André Ventura aos jornalistas, depois de uma reunião com o primeiro-ministro.
“Parece-nos aceitável”, adiantou.
António Costa quer tomar uma decisão sobre a reabertura das escolas e está, nesta quarta-feira, a ouvir os partidos com assento parlamentar sobre o assunto. A conclusão deverá ser anunciada na quinta-feira.
André Ventura, líder demissionário do Chega, foi um dos primeiros líderes partidários a ser recebido em São Bento, para um encontro onde marca presença também o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.
As escolas estão fechadas desde o dia 16 de março, na sequência da pandemia de Covid-19, que levou também o Governo a decretar o estado de emergência, em vigor até ao dia 17 de abril.