É provável que algumas localidades ultrapassem, esta quarta-feira, os máximos de temperatura para este mês de julho, sobretudo, no distrito de Santarém. Mas o máximo registado em Portugal não deve ser batido.
“Tudo indica que hoje seja o dia mais quente. De resto, neste momento, quase todo o território do continente está sob aviso vermelho de tempo quente.”
A previsão é da meteorologista Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e Atmosfera, que em declarações à Renascença, revela que houve locais onde a temperatura máxima em julho foi ultrapassada.
“Entre segunda e terça-feira, portanto entre os dias 11 e 12, já houve meia dúzia de localidades que ultrapassaram o máximo para julho. Na região do distrito de Santarém, poderá haver algum máximo absoluto que possa ser [hoje] ultrapassado. Talvez esse seja o distrito onde isso se possa registar”, adianta.
Contudo, o valor máximo absoluto de temperatura atingido em Portugal - os 47,3 graus registados em Amareleja, em 2003 - não deverá ser batido.
“Creio que poderão ser batidos valores absolutos da região, agora o valor máximo absoluto de Portugal? Sinceramente, tenho algumas dúvidas”.
Certo é que o tempo quente vai manter-se até amanhã.
“Vamos continuar com valores elevados de temperatura em todo o país até, pelo menos, quinta-feira. Na sexta, já alguns locais, principalmente nas regiões do litoral norte e centro, bem como alguns locais da região litoral sul que já vão começar a diminuir a sua temperatura máxima. O tempo muito quente deverá terminar sexta-feira, no litoral. Contudo, no interior, deverá prolongar-se pelo menos até sábado, dia 16”, antecipa.