O Papa cancelou, este sábado, todas as audiências que tinha marcadas. Segundo avança a Santa Sé, Francisco está com uma gripe referida como ligeira.
Em comunicado, é dito que "as audiências do Santo Padre previstas para esta manhã foram canceladas devido a um leve estado gripal". Mais tarde, Francisco foi conduzido ao hospital para fazer uma TAC para despistar algum problema pulmonar, mas nada foi detetado.
Itália está a passar, à semelhança de Portugal, por uma alteração brusca de temperatura e, como costuma ser habitual nesta época, também tem registado números mais elevados de casos de gripe.
Já em novembro o Santo Padre tinha indicado não estar bem de saúde e chegou mesmo a não ler um discurso importante que havia preparado para receber os rabinos europeus.
"Bons dias, saúdo a todos e dou-lhes as boas vindas. Agradeço esta visita, que tanto me agrada, mas não estou bem de saúde e, por isso, prefiro não ler o discurso, mas entregá-lo para que o levem", disse na altura.
Soaram os alarmes, mas depressa Matteo Bruno, porta-voz do Vaticano, veio esclarecer que Francisco estava apenas "um pouco resfriado" e que iria continuar a cumprir a restante agenda de trabalhos.
Jorge Mario Bergoglio tem 86 anos.
[Notícia atualizada às 14h06 de 25 de novembro de 2023]