Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
O primeiro-ministro de Espanha anunciou esta quarta-feira que a terceira dose da vacina contra a Covid-19 vai ser administrada aos maiores de 60 anos e aos trabalhadores dos setores social e da saúde.
Numa conferência de imprensa na Turquia, Pedro Sánchez apelou a um esforço para prosseguir a vacinação "sem pausas", e reconheceu que o momento atual, em comparação com o ano passado, quando a vacina ainda não era comercializada, "é muito melhor".
Desde que a dose de reforço começou a ser administrada a pessoas com mais de 70 anos, o Relatório de Vacinas admite estendê-la a outros grupos, principalmente tendo em conta os estudos que falam em diminuição da eficácia das vacinas anti-Covid, sobretudo, as da Janssen e da AstraZeneca.
Segundo os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde, a pressão nas unidades de cuidados intensivos (UCI) subiu três décimas desde terça-feira, cujos dados não contemplavam a atualização de Navarra e a comunidade valenciana.
A incidência acumulada de contágios a sete dias subiu de 50,8 para 55,6 casos por cada 100.000 habitantes, e a taxa de positividade passou de 4,1 para 4,2%.
Todas as comunidades registaram um aumento da transmissão da Covid-19 e apenas as Astúrias permanecem em níveis de baixo risco.
Entre os menores de 11 anos, faixa etária dos não vacinados, a incidência aumentou para os 141 casos, embora nas faixas com alto índice de vacinação, como entre os 40 e 49 anos, esta seja de 113, no grupo de 30 a 39 anos de 101, e entre os 60 e 69 anos de 91,6.
A pandemia provocou pelo menos 5.113.287 mortes em todo o mundo, entre mais de 254,29 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.