Covid-19 por concelho. Lisboa, Sintra e Amadora voltam registar maior aumento de casos diários
20-06-2020 - 17:58
 • Inês Rocha

A região de Lisboa e Vale do Tejo reúne 75% dos novos casos nacionais e dos 52 municípios que a compõem apenas cinco permanecem livres de casos confirmados. Os dados da Direção-Geral da Saúde revelam a totalidade de notificações médicas no sistema SINAVE, mas deixam de fora notificações laboratoriais.

Veja também:


Dados divulgados esta sexta-feira, no boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), revelam que há 239 concelhos portugueses com, pelo menos, três casos confirmados de Covid-19.

Segundo o mesmo documento, nas últimas 24 horas, registaram-se 377 novos casos em todo o país. No entanto, os dados referentes aos concelhos, dão conta de 239 novos infetados. À Renascença, a Direção Geral da Saúde adianta que "existem sempre acertos nos dados por concelhos, quer por atraso de notificação, quer por relocalização do utente em área de residência".

O diretor do serviço de doenças infecciosas do Hospital Curry Cabral tinha já admitido, também em entrevista à Renascença, atrasos no registo dos dados no SINAVE.

Os números divulgados no boletim da DGS deste sábado foram retificados às 19 horas, com correção do número de casos em vários concelhos.

Lisboa (+59), Sintra (+48), Amadora (+39), Loures (+28) e Lagos (+21) são os concelhos que registam o maior aumento de infeções, nas últimas 24 horas, segundo a lista da DGS.

De acordo com o mesmo boletim, 34 concelhos registam, pelo menos, mais um caso confirmado de Covid-19 face ao dia anterior e nove concelhos somam mais de mil infetados - Lisboa, Sintra, Vila Nova de Gaia, Loures, Amadora, Porto, Matosinhos, Braga, e Gondomar.

Sabendo que a contabilização não será relativa ao total dos casos – nem acompanhará em simultâneo os dados reportados pelas autarquias - a DGS optou por disponibilizar apenas dados do SINAVE, sistema nacional de vigilância epidemiológica (90% do total de casos confirmados).

Lisboa continua a ser o concelho português mais afetado pela pandemia. Está no topo da tabela com um total de 3.096 infetados com o novo coronavírus, seguida de Sintra (2.227), Vila Nova de Gaia (1.611), Loures (1.604) e Porto (1.414). Em todo o país, 273 concelhos mantêm o número de infetados face ao dia anterior.

Um concelho - Beja - regista um decréscimo de casos. Estas reduções correspondem a correções feitas no boletim pela DGS, relacionadas com a residência dos pacientes.

Lisboa e Vale do Tejo (LVT) registou 74,8% dos novos casos de covid-19, concentrando 282 das 377 novas infeções divulgadas este sábado. Apenas 5 concelhos - Constância, Ferreira do Zêzere, Golegã, Sardoal e Vila Nova da Barquinha - permanecem livres de casos confirmados, em toda a região LVT, que no seu total soma 52 municípios.

Portugal regista este sábado mais um morto relacionado com a covid-19 do que na sexta-feira e mais 377 infetados, a maioria na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Os dados da DGS indicam 1.528 mortes relacionadas com a covid-19 e 38.841 casos confirmados desde o início da pandemia.

Em comparação com os dados de sexta-feira, hoje constatou-se um aumento de óbitos de 0,07%. Já os casos de infeção subiram 1%.


Artigo atualizado às 19h47 com as correções ao relatório feitas pela DGS